quinta-feira, 24 de abril de 2008

Lisboa/Paris/Aldeia da Gosma

Boa noite! São 2 da manhã aqui nas Franças e eu estou completamente de rastos. Mas a razão disto é tão boa que não resisto a partilhá-la "tout de suite"! Acabei de chegar de Paris e de Lisboa. Exactamente, parece impossível chegar de dois sítios ao mesmo tempo mas é esta a sensação. Talvez por estar bêbeda de sono, mas a verdade é que os dois últimos dias em Paris, entre Lisboa e Saint-Etienne foram uma transição tão rápida que sinto que acabou tudo de acontecer: ponte 25 de abril e torre eiffel, le marais e o bairro alto, tejo e sena, matilde e mathilde, neste momento de puro cansaço ainda sinto tudo muito recente e misturado. E que mistura de luxo! Que confusão de "bonne chance"! Lisboa e Paris... Ainda que a minha alma alfacinha se sobreponha a tudo, não consigo deixar de me lembrar do Marco Paulo e dos seus dois amores. É verdade, há uma loja em Saint-Et chamada "J'ai deux amoures"! Isto anda tudo ligado! Ok, é melhor parar antes que comece a fazer outro post-homenagem às músicas do Sérgio Godinho. Por falar em Sérginho, já pus a Simona, minha boa amiga italiana, a ouvir Sérgio Godinho e ela está maluca! Agora pede-me para ouvir a toda a hora e eu claro que não me importo.
Bem, que texto enlouquecido! Mas depois do anterior tão sóbrio e poético o melhor é desdramatizar o blog escrevendo muitas parvoíces e disparates... ou não, já chega!

Foi muito bom regressar a Portugal e às minhas gentes principalmente. Apesar da casa mais parecer um hospital por estar tudo doente, nunca me pareceu tão confortável e acolhedora como nestes dias. Foi magnífico comer sem ir a correr lavar a loiça a seguir e não ter de conviver com esta alcatifa nojenta do meu quarto em Saint-Et.
O Pai e a Mãe doentinhos mas muito muito queridos e amorosos e saudosos.
O João cagalhão com os seus arrotos, gazes e grunhidos descontrolados.
Mana em visita de médico muito valiosa.
Sobrinha mais pequenina GRANDE, até já sabe refilar.
Mariana ENORME (nos limites do possível, à escala Pinhão)
O Funchalinho igual, perfeito, o meu oásis de amor, intocado e à minha espera.
Os primos das Trinas, família como eu não conheço outra. Até à chuva nos divertimos.
E por aí fora...
De seguida: Paris! Longo dia de viagem entre aviões e tgv's, mais parecia que ia para o Vietname! Mas valeu a pena, fui muito bem recebida e passei dois dias fantásticos que se podem resumir num slogan: "Mat et Nath à Paris - exposition / magasin / expo / magasin / expo / magasin". Belas exposições e belas compras não é verdade, Nath? E não é verdade também que sou a rapariga mas controlada que conheces?? Que não entrei em nenhuma loja de sapatos e consegui quase sempre desviar o olhar??? É que há por aí um boato de eu sou uma grande consumista mas o teu testemunho vai mudar isso.
Conheci também vários amigos do Nathaniel muito simpáticos (Merci Dimitri!) e passei com eles uma noite muito divertida. Jogar Trivial Pursuit francês é que já foi o excesso da aventura... o esticanço e a risada!
Ok, veredicto final: Os franceses são realmente simpáticos e isto estende-se aos parisienses! Simpáticos, bem-educados, hospitaleiros e não cheiram mal! Desfaçam-se dos preconceitos e aceitem. "Allez les franciúús!" Só tenho a criticar alguma falta de higiene e cuidado com o espaço público. Claro que este "alguma falta de cuidado" em Saint-Et transforma-se em "IMENSA E INCOMPREENSÍVEL conduta de nojo absoluto entre chichi, cagalhões e o mais comum: escarretas, há ilhéus de gosma indescritiveis por todo o lado... Mas apesar disso, também foi bom voltar à província industrial, perceber que também aqui já tenho pessoas que me fazem falta e deixam saudades. Também é bom estar neste momento a escrever na MINHA caminha, de volta a este quarto e esta casa que em tão pouco tempo se tornaram meus. Tirando quando alguém deixa uma brisa a suor intenso e ácido a pairar na casa. Nesse momento, esqueço-me de tudo. Até daquela parte do "amai-vos uns aos outros"...

Sem comentários: