quarta-feira, 5 de março de 2008

Nomada e desterrada

Pois é, a Matilde comodista e preguiçosa agora tornou-se numa nómada sem casa nem terra. Já tinha feito alguma iniciação ao modo de vida nómada entre o Funchalinho e o Príncipe Real mas isto agora está num nível muito mais avançado. Depois de três noites num hotel que quase davam para pagar a renda de um mês de apartamento, mudei finalmente para um novo contexto menos impessoal que a vida de hotel: fui acolhida pela Marie-Anee, uma francesa muito simpática que me ofereceu estadia no sofá cama da sua casa temporariamente. Graças a Deus não é um daqueles sofás-cama com um buracão no meio e eu dormi muito bem esta noite. Na vida nómada aprende-se a dar valor às pequenas coisas. Pois bem, tem sido assim, desterrada e sem destino, que tenho tentado arranjar um sítio definitivo para me instalar. Nesta momento tenha duas hipóteses: uma delas é ficar num quarto num apartamento onde vivem duas italianas muito bem-dispostas: a Ana Maria e a Simona. Isto seria o ideal mas ainda é preciso saber se o proprietário quer alugar o terceiro quarto da casa. Se não resultar tenho uma segunda escolha que será uma residéncia universitária, ao que parece melhor do que a maioria, onde está também uma outra italiana bem-disposta chamada Silvia. Vivam as italianas!!! Agora vamos ver se consigo que isto se resolva o mais rapidamente possível para não abusar do sofá-cama da Marie-Anee. Pelo menos, já não ando tão perdida e sozinha como nos primeiros dias. Realmente é muito bom conhecer outras pessoas que estão na mesma situação do que nós (apesar de alojadas), começar a combinar jantares em que cada pessoa cozinha um prato típico do seu país (estou lixada!), começar a falar de interesses comuns, perceber que é mais ou menos a mesma coisa em todo o lado, que não há assim tantas diferenças, começar a falar o nosso novo dialecto entre erasmus: "franglais" ou "franglish", como preferirem... enfim, e por aí fora. Não há dúvida que os croissants e o chocolate também desempenham um papel importante na angústia de estar longe de casa, sem casa. Sim mãe, eu sei que não devia, colestrol, bla bla bla... hehe

Mas melhor notícia de hoje é que aneve não derreteu!!! Nevou a noite toda e quando acordei estava mesmo tudo branco: os telhados, os jardins, os carros... "Super"! E sim mãe, é um bocadinho escorregadio mas tenho conseguido manter-me em pé.

E já só faltam 30 dias para o Gustavo chegar... (chega chega chega chega chega vem vem vem)

4 comentários:

Bruno Morisson disse...

Pois é... devias ter levado a bimby! Fazias um leite creme e estavas safa...

Então e a tua amiga soninha, não te arranja também um quarto onde ficares ? :D

Matilde disse...

iiiina podes crer! a bimbi é que era agora!!!
devia ter pensado nisso.... hehe
para o proximo erasmus nao me esqueço!

Isabel disse...

a propósito. falei com a joaninha castro que me deu as instruções para trocar a bimbi. amanhã vou buscá-la. a pensar em ti. é óbvio!

Catarina disse...

VIVA A MATILDE!!!!!!!!!!!