segunda-feira, 3 de março de 2008

Os primeiros dias

Isto de estar longe de casa tem sido bem menos excitante do que se podia imaginar. Chegar à noite não ajuda e o dia seguinte ser um domingo de província, com tudo fechado e ninguém nas ruas ainda ajuda menos. Ok, foi díficil e ainda custa um bocadinho a passar o tempo mas já consigo escrever estas coisas sem desatar a chorar! Talvez não percebam o avanço que isto representa mas garanto que é enorme! Ainda não conheço bem a cidade mas não me parece deslumbrante, já vi coisas muito bonitas misturadas com coisas muito muito feias... parece-me urbanisticamente disfuncional. No entanto, estou num vale cercado por montes e serras muito verdes e isso é simpático. Bem, mas apesar de tudo não estou tão sozinha como gostaria porque ao contrário do que eu pensava, veio uma Sónia da Faculdade de Belas de Lisboa no mesmo dia, no mesmo voo e na mesma camioneta que eu. Que sorte hum?!? Tudo o que eu sempre quis! A ver se não me esqueço de nunca lhe falar neste blog... Estou a brincar, é muito querida e simpática, vai ser muito bom, tenho a certeza. Hoje o dia está a ser melhor, como é segunda-feira as pessoas saiem à rua, juro! Afinal, elas existem e saiem à rua! É certo que não são deslumbrantes mas pelo menos acabaram com a minha sensação de estar numa cidade fantasma onde, de vez em quando, aparecem uns mitras. Conheci hoje a faculdade, tive direito a uma grande apresentação com outros erasmus e o que me agradou mais foi perceber que o sistema de ensino deles contempla muito mais hipóteses extra-escolares que o nosso. Os alunos desenvolvem muito trabalho na escola para levarem a concursos exteriores, fazem estágios profissionais, têm imensas parceria com museus, universidades, etc. Nesse aspecto fiquei muito contente de saber que são muito menos fechados em si próprios do que a minha fantástica faculdade que é perita em ignorar a existência de um mundo exterior ao convento em ruínas. Também já estou a tratar de arranjar casa, amanhã devo abandonar o meu pequenino "Baladin", hotel em que passei várias horas chorosas de lamechice e saudades. Mas quando nos abstraímos um bocadinho dessa angústia é bom perceber que estamos a sofrer porque deixámos para trás coisas fantásticas, porque temos pilares que nos sustentam, pessoas deixam buracos que mais ninguém vai conseguir preencher. E tudo isso continua à nossa espera, continua a ser nosso a qualquer distância, e por isso é bom perceber que, de certa forma, a distância até torna o facto de não estarmos sozinhos numa evidência maior.
Já chega por hoje, já me estou a esticar! Prometo que os próximos não serão tão longos, não desistam já de acompanhar as minha belas aventuras!

Muitos beijinhos,

Matilde

7 comentários:

ana vicente disse...

O primeiro dia é aquela náusea misturada com euforia, tudo numa grande misturada que nem a bimby (?) safa!

Acho que conseguiste ordenar tudo muito bem para tanto turbilhão. e por cá torcemos por ti.

duas coisas:
- espero que a soninha não se torne a tua melhor amiga e depois tens de apagar este post, eheheh! era giro!
- gosto da expressão urbanisticamente disfuncional.

Beijos e abraços

NathKingCool BlogBang ! disse...

Et alors Matilde ! La traduction en français nan ???

NathKingCool BlogBang ! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gustavo Vicente disse...

Essa coisa da cidade estar cercada por montes verdejantes agrada-me. Apetece-me ver... huuummm.... ora deixa cá ver na minha agenda..... Dia 4 de Abril parece-me bem... Feito. Vais buscar-me à estação?

Bruno Morisson disse...

Deves conseguir muitos amigos aí, a dizer que as pessoas "não são deslumbrantes"!!! :D
O que vale é que não lêem português... mas se a soninha lhes conta...

minervino disse...

Eu sou o Irmão da Sónia e não gostei nada desses comentários jacosos. Vou falar com a minha irmã para tornar a tua estadia num inferno.

Sara disse...

Belas artes?! Qual delas? Afinal estás a tirar literatura! Adorei ler as tuas palavras, ouvia-te. Esta excelente ideia, o blogue, vai fazer com que apesar de afastada fisicamente de todos os que mais queres, no teu/nosso pensamento e coração, estaremos todos juntos! Diverte-te miúda e aproveita ao máximo, só cuidado para não aumentares para os milhares os teus amigos!